Este é um subsite da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!

Três Narizinhos em uma mesma cena


UMA VEZ...

"Uma vez, depois de dar comida aos peixinhos, Lúcia sentiu os olhos pesados de sono. Deitou-se na grama com a boneca no braço e ficou seguindo as nuvens que passavam pelo céu, formando ora castelos, ora camelos. E já ia dormindo, embalada pelo mexerico das águas, quando sentiu cócegas no rosto. Arregalou os olhos: um peixinho vestido de gente estava de pé na ponta do seu nariz.


 
Rosana Garcia, março de 1977.
        
Daniele Rodrigues, dezembro de 1982.

Lara Rodrigues, outubro de 2001.

Vestido de gente, sim! Trazia casaco vermelho, cartolinha na cabeça e guarda-chuva na mão - a maior das galantezas! O peixinho olhava para o nariz de Narizinho com rugas na testa, como quem não está entendendo nada do que vê.A menina reteve o fôlego de medo de o assustar, assim ficando até que sentiu cócegas na testa. Espiou com o rabo dos olhos. Era um besouro que pousara ali. Mas um besouro também vestido de gente, trajando sobrecasaca preta, óculos e bengala."


Como podemos ver acima, essa mesma cena, cujo trecho que a descreve copiei do meu próprio livro, foi gravada três vezes na Rede Globo:

- Primeiro, em 1977, com Rosana Garcia, para as cenas do "episódio piloto" do Sítio, que na verdade consistia em uma mistura de cenas baseadas em vários livros de Monteiro Lobato ao mesmo tempo. Essa mesma cena foi ao ar novamente, em 1978 no episódio "Memórias da Emília", em forma de "flashback" enquanto Emília narrava (ao seu modo) os acontecimentos passados.

- Segundo, em 1982, com Daniele Rodrigues, no episódio "Reinações de Narizinho", mesmo título do livro de Monteiro Lobato em que conta essa e outras aventuras da menina Lúcia. Desta vez, a adaptação desta história para a TV se manteve bem fiel à maneira como é contada no livro.

- Terceiro, em 2001, com Lara Rodrigues, no episódio "No Reino das Águas Claras" também baseado no livro "Reinações de Narizinho" e bem fiél a este, embora mais editado e resumido.

ABAIXO, AS TRÊS NARIZINHOS (Rosana, Daniele e Lara) NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS, NA CÔRTE DO PRINCIPE ESCAMADO: