Este é um subsite da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!

" 'Reinações de Narizinho' é meu livro mais querido do coração e o mais rentável." (Monteiro Lobato)

Mesma cena com Narizinhos diferentes


UMA VEZ...

"Uma vez, depois de dar comida aos peixinhos, Lúcia sentiu os olhos pesados de sono. Deitou-se na grama com a boneca no braço e ficou seguindo as nuvens que passavam pelo céu, formando ora castelos, ora camelos. E já ia dormindo, embalada pelo mexerico das águas, quando sentiu cócegas no rosto. Arregalou os olhos: um peixinho vestido de gente estava de pé na ponta do seu nariz.


 
Rosana Garcia, começo ou "episódio piloto" - fase "novela", 1977.
        
Daniele Rodrigues, episódio "Reinações de Narizinho", 1982.

Lara Rodrigues, episódio "Reino das Águas Claras", 2001.

Vestido de gente, sim! Trazia casaco vermelho, cartolinha na cabeça e guarda-chuva na mão - a maior das galantezas! O peixinho olhava para o nariz de Narizinho com rugas na testa, como quem não está entendendo nada do que vê.A menina reteve o fôlego de medo de o assustar, assim ficando até que sentiu cócegas na testa. Espiou com o rabo dos olhos. Era um besouro que pousara ali. Mas um besouro também vestido de gente, trajando sobrecasaca preta, óculos e bengala."


Como podemos ver acima, essa mesma cena, cujo trecho que a descreve copiei do meu próprio livro, foi gravada três vezes na Rede Globo:

- Primeiro, em março de 1977, com Rosana Garcia, para as cenas do "episódio piloto" do Sítio, que na verdade consistia em uma mistura de cenas baseadas em vários livros de Monteiro Lobato ao mesmo tempo. Essa mesma cena foi ao ar novamente, em 1978 no episódio "Memórias da Emília", em forma de "flashback" enquanto Emília narrava (ao seu modo) os acontecimentos passados.

- Segundo, em dezembro de 1982, com Daniele Rodrigues, no episódio "Reinações de Narizinho", mesmo título do livro de Monteiro Lobato em que conta essa e outras aventuras da menina Lúcia. Desta vez, a adaptação desta história para a TV se manteve bem fiel à maneira como é contada no livro, mas como se fosse um retorno de Narizinho ao reino.

- Terceiro, em outubro de 2001, com Lara Rodrigues, no episódio "No Reino das Águas Claras" também baseado no livro "Reinações de Narizinho" e bem fiél a este, embora mais editado e resumido.

ABAIXO, AS TRÊS NARIZINHOS (Rosana, Daniele e Lara) NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS, NA CÔRTE DO PRINCIPE ESCAMADO, COM EMÍLIA (Dirce Migliaccio, Reny de Oliveira e Isabelle Drummond) E O PRÓPRIO PRÍNCIPE (Cacá Silveira, Júlio César Vieira e Rafael Novaes):














___________________________________________

A CUCA TRANSFORMA NARIZINHO EM UMA PEDRA...


"Uma pedra do terreiro, que ninguém se lembrava de ter visto ali, principiou a inchar, a crescer, e a tomar forma de gente. Segundos depois, essa forma de gente começou a apresentar os traços de Narizinho que, por fim, reapareceu tal qual era, forte e corada  como Pedrinho a prometera a Dona Benta."



Aristéia Paula, filme "O Saci", 1951


Rosana Garcia, episódio "A Cuca vai pegar", 1977


Lara Rodrigues, episódio "O Saci", 2001


Raquel de Queiróz, episódio "O Saci Contra-ataca", 2007


"... de repente uma velha, muito velha e coroca, aproximou-se de mim com um sorriso muito feio na cara. 
- Que é que a senhora deseja? - perguntei-lhe naturalmente.
- Desejo apenas oferecer à menina esta linda flor - disse ela, apresentando-me uma flor azul muito esquisita. - Cheire. Veja que maravilhoso perfume tem."


OBS: Na versão de 1977 houve uma grande modificação em relação à história do livro (trechos acima): a flor foi retirada e a Narizinho encontra um passarinho preso numa gaiola na mata e solta-o.
Em 2007 também houve uma modificação: A Cuca se disfarça de Pedrinho para enganar Narizinho e levá-la até a mata onde está a flor.

_________________________________________


GATO SAI DO MATO...

"Num dia de sol muito quente Lúcia e Emília sentaram-se à sombra da jabuticabeira, à espera de Pedrinho que fora ao mato cortar varas para uma arapuca. Longo tempo estiveram as duas recordando as festas do casamento, terminado dum modo tão estranho em virtude da eterna gulodice de Rabicó. De repente, um miado de gato".

Rosana Garcia, episódio "João Faz-de-Conta", 1977.

Izabella Bicalho, episódio "O Gato Félix", 1983.

Lara Rodrigues, episódio "Reinações de Narizinho", 2001.


"Narizinho admirou-se, porque não havia gatos no sítio.
- Emília - disse ela de ouvido à escuta - este miado está me parecendo miado do gato Félix..."


As três histórias foram adaptadas do mesmo capítulo do livro Reinações de Narizinho: "O Gato Félix", mas só em 1983 o título e o nome do personagem foram mantidos, tendo sido esta a versão mais fiel ao livro. 
Em 1977, o personagem se chamava Fuzuê, e era o gato fujão do Coronel Teodorico. Em 2001, Narizinho o identificava como o Gato de Botas mas também o achando parecido com o gato da Alice. 
Nas três versões, o gato é um mentiroso, impostor, e contador de lorotas, desmascarado pelo Visconde ao final do episódio.
Mais fotos abaixo!